Atualize seu navegador!
PACT - Oficinas

PROGRAMA DE OFICINAS PROTEGIDAS TERAPÊUTICAS

                    

Usuários atendidos

Jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla com idade a partir de 14 anos.

 

Objetivo:

O programa de Oficinas Protegida Terapêutica (previsto no Artigo 35, § 5º, do Decreto3. 298/99) é uma alternativa de atendimento para as pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla que inicialmente, devido à significância de sua deficiência, não apresentam condições de inserção no programa de Educação Profissional oferecido na Instituição e sim, em programa específico para suprir as suas necessidades sociais, emocionais, educacionais e ocupacionais.

Assim, nossa Escola vem oferecendo aos usuários com um grau de comprometimento mais acentuado em idade de Profissionalização a Oficina Protegida Terapêutica, que tem por objetivo a integração social por meio de atividades de adaptação e capacitação para o trabalho de adolescentes e adultos que devido ao grau de deficiência, transitória ou permanente, não possa desempenhar atividades laboral no mercado competitivo de trabalho.

As atividades de adaptação e capacitação para o trabalho desenvolvido na nossa Escola ocorrem nas Oficinas de Tapeçaria e Bordados, Reciclagem, Jardinagem e Horticultura, Artes e Culinária. Os usuários participam ainda de atividades complementares no laboratório de informática, atividades educativas sistematizadas, atividades de vida prática e vida diária.

Nestas oficinas é desenvolvido também o currículo Funcional, com o objetivo de tornar os usuários mais independentes, autônomos, produtivos e adaptados ao ambiente. Os conteúdos propostos com o currículo funcional abrangem as seguintes disciplinas: português, matemática, geografia, história e ciências; sendo que a maior parte do trabalho com estas disciplinas são realizadas na prática e de forma integrada.

São oferecidos aos usuários atendimentos terapêuticos em grupos, uma vez por semana. Todo trabalho realizado nas oficinas ocorrem em conjunto com a equipe multidisciplinar, visando um melhor desempenho nas atividades funcionais bem, como na melhora da qualidade de vida.

Oficinas TerapeuticasOficinas Terapeuticas 2Oficina terapeutica

 

 

 

PROGRAMA DE OFICINA  EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O TRABALHO

 

Usuários atendidos

O Programa de Educação Especial para o Trabalho atende usuários com deficiência intelectual, deficiência múltipla e/ou transtorno global do desenvolvimento, com idade a partir de 14 anos.

 

 Considerando a legislação em vigor e as políticas de atenção à pessoa com deficiência para a formação e a colocação no mundo do trabalho, a APAE de Araçatuba, desde 1997, vem ampliando e estruturando seus programas de formação especial para o trabalho, como forma de propiciar o permanente desenvolvimento de aptidões e habilidades da pessoa com deficiência para a vida produtiva e inclusão social.

Por tratar-se de escola especializada e considerando a natureza dos usuários, as ações de Educação Especial para o trabalho realizado desenvolvem-se de forma articulada, com metodologias diversas, envolvendo inclusive os ambientes de trabalho, possibilitando formas de qualificação diversificadas, compatíveis com os níveis de escolaridade dos alunos.

Objetivo:

Proporcionar aos usuários, a partir de 14 anos de idade,  programas de habilidades gerais (habilidades básicas e de gestão) que permitam o desenvolvimento pessoal e a preparação para o mundo do trabalho, respeitando as possibilidades de absorção pelo mercado de trabalho e as características do município e região.